Famílias de Monte Mor começam a voltar para as casas após nível do Rio Capivari baixar

Bairro Farid Calil, em Monte Mor, foi um dos mais afetados pela enchente. Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Ouça a reportagem na íntegra.

Após a cheia de 5 metros registrada no Rio Capivari, em Monte Mor, alguns dos moradores que ficaram desalojados durante as enchentes retornaram para as casas, nesta terça-feira (4). De acordo com a Prefeitura, mais de 250 famílias foram afetadas pelas chuvas desde o fim de semana.

A cidade teve o maior acumulado de chuvas no estado entre domingo (2) e segunda (3), com 122 milímetros. Ao menos 20 famílias precisaram deixar as casas por conta dos alagamentos e, com o nível da água baixando, elas retornaram aos imóveis e começaram o serviço de limpeza das casas.

Segundo o Município, pelo menos nove bairros foram atingidos, com regiões consideradas mais críticas, como o Centro, o Jardim Progresso, o Jardim Capuavinha e a Vila Farid Calil.

As famílias continuam sendo atendidas por equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal. A Prefeitura montou dois abrigos na cidade, em uma escola no Jardim Capuavinha e em outra escola no Jardim Progresso, onde ainda há uma família abrigada.

Capivari continua em alerta

Na cidade vizinha de Monte Mor, em Capivari, o rio que corta a cidade continuava subindo nesta terça-feira (4) e, por isso, o município continua em alerta. Segundo a Prefeitura, 65 famílias precisaram deixar as casas após o rio transbordar, na madrugada da segunda-feira (3).

Ao todo, cerca de 200 pessoas foram afetadas pelos alagamentos. Alguns moradores foram para as casas de amigos e familiares e outros encaminhados para os três abrigos montados pela Prefeitura.

Na manhã desta terça-feira (4), o rio atingiu 3,60 metros, de acordo com a Defesa Civil. As equipes do Município têm atuado nas ruas para alertar e retirar os moradores de áreas de risco.

Ajuda do estado
O governo estadual anunciou na segunda-feira (3) apoio aos municípios para a elaboração de planos de drenagem. As prefeituras podem acessar R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para aplicação em projetos básicos, executivos e obras de drenagem.

O comunicado foi feito em reunião entre governador e 53 prefeitos de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Incêndio na Vila Régio destruiu depósito de materiais recicláveis

Empresa de reciclagem atingida por incêndio na Vila Réggio tem prejuízo de R$ 100 mil

Prefeitura muda prazo e recape da Marcondes Salgado só deve ser concluído nesta 6ª

Reparo de adutora que rompeu na Avenida Guarani deve ser finalizado ainda nesta manhã

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.