Famílias de Monte Mor começam a voltar para as casas após nível do Rio Capivari baixar

Bairro Farid Calil, em Monte Mor, foi um dos mais afetados pela enchente. Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Ouça a reportagem na íntegra.

Após a cheia de 5 metros registrada no Rio Capivari, em Monte Mor, alguns dos moradores que ficaram desalojados durante as enchentes retornaram para as casas, nesta terça-feira (4). De acordo com a Prefeitura, mais de 250 famílias foram afetadas pelas chuvas desde o fim de semana.

A cidade teve o maior acumulado de chuvas no estado entre domingo (2) e segunda (3), com 122 milímetros. Ao menos 20 famílias precisaram deixar as casas por conta dos alagamentos e, com o nível da água baixando, elas retornaram aos imóveis e começaram o serviço de limpeza das casas.

Segundo o Município, pelo menos nove bairros foram atingidos, com regiões consideradas mais críticas, como o Centro, o Jardim Progresso, o Jardim Capuavinha e a Vila Farid Calil.

As famílias continuam sendo atendidas por equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal. A Prefeitura montou dois abrigos na cidade, em uma escola no Jardim Capuavinha e em outra escola no Jardim Progresso, onde ainda há uma família abrigada.

Capivari continua em alerta

Na cidade vizinha de Monte Mor, em Capivari, o rio que corta a cidade continuava subindo nesta terça-feira (4) e, por isso, o município continua em alerta. Segundo a Prefeitura, 65 famílias precisaram deixar as casas após o rio transbordar, na madrugada da segunda-feira (3).

Ao todo, cerca de 200 pessoas foram afetadas pelos alagamentos. Alguns moradores foram para as casas de amigos e familiares e outros encaminhados para os três abrigos montados pela Prefeitura.

Na manhã desta terça-feira (4), o rio atingiu 3,60 metros, de acordo com a Defesa Civil. As equipes do Município têm atuado nas ruas para alertar e retirar os moradores de áreas de risco.

Ajuda do estado
O governo estadual anunciou na segunda-feira (3) apoio aos municípios para a elaboração de planos de drenagem. As prefeituras podem acessar R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para aplicação em projetos básicos, executivos e obras de drenagem.

O comunicado foi feito em reunião entre governador e 53 prefeitos de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.