Folia em Campinas já começa nas semanas do pré-Carnaval

Campinas vai ter diversas atrações nos dias de Carnaval, mas a folia já começou na semana passada, quando oito blocos já desfilaram. Mas neste fim de semana, 12 agremiações tomam as ruas da cidade neste pré-Carnaval.

Neste sábado, são sete desfiles. Um deles é o do Cordão da Ruidosa, ainda jovem nos festejos, mas em um local histórico da cidade, a Praça Carlos Gomes, no Centro. A folia começa às 12h e segue até às 20h30. A organizadora do bloco, Berenice Pereira, afirma que apesar do pouco tempo em atividade, as músicas tocadas pela bateria e o local das apresentações já faz do bloco uma tradição.

Ainda no sábado, se apresentam o Acada Carnafro, no Centro; o Bloco dos Advogados, no Guanabara; O Demorou Mas Chegou, na Vila União; o Afoxé Ylê Ogum, na Vila Georgina; o Unidos do Candinho, em Sousas; e o Bloco Z, no Taquaral.

No domingo, cinco blocos agitam Campinas. Um deles é dos mais tradicionais no Carnaval de Campinas. Fundado em 1946, o Nem Sangue Nem Areia encerrou as atividades 30 anos depois, quando se tornou escola de samba. Mas em 2008, um grupo de jornalistas retomou o bloco, com samba-enredo próprio a cada ano. O diretor da agremiação, Roberto Cardinalle, conta que em 2025 o homenageado será um baluarte do samba de Campinas, Nelson Fidelis, do grupo A Velha Arte do Samba. A atração vai das 12h às 18h.

Foto: Firmino Piton/PMC

Também no domingo, desfilam o o tradicionalíssimo Berra Vaca, em Barão Geraldo, o Barão Folia, também no Distrito; o Vai que Vira, no São Bernardo; e o Bloco do Bob, no Cambuí. A programação original contava com o City Bairro, que seria a retomada da City Banda, o maior bloco da cidade, mas o retorno foi adiado para o próximo ano.

A expectativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a Acic, é de sejam injetados R$ 16 milhões na economia da cidade em atividades relacionadas ao Carnaval. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, diz que o número de foliões na cidade tem superado as expectativas.

Apesar de o Carnaval ser a festa mais popular do Brasil, muitos moradores não gostam da folia. O diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, espera que a infraestrutura dos eventos agrade aos frequentadores e incomode o menos possível aos que fogem dos festejos.

A partir de segunda-feira, a série Bloco Na Rua vai contar a história das agremiações que fizeram e fazem a tradição do Carnaval da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Festival Camerata transforma Indaiatuba em palco de música entre os dias 16 e 23

Feira de Discos de Campinas celebra cultura do vinil neste domingo

Shopping de Indaiatuba terá chegada de Papai Noel, show, teatro e programação gratuita neste feriado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Festival Camerata transforma Indaiatuba em palco de música entre os dias 16 e 23

Indaiatuba vai receber a sexta edição do Festival Camerata, o FeCam, entre os dias 16 e 23 de novembro. O evento vai reunir músicos, estudantes e o público em geral em cursos e apresentações gratuitas na região central da cidade. O tema deste ano é “DiverCidades”, que celebra a diversidade cultural e musical de diferentes partes do mundo.

Feira de Discos de Campinas celebra cultura do vinil neste domingo

A Estação Cultura, no Centro de Campinas, recebe no dia 16 de novembro mais uma edição da Feira de Discos de Campinas. O evento reúne 20 expositores de várias regiões do Estado de São Paulo e de outros estados, com uma grande variedade de discos de vinil — desde lançamentos recentes até raridades para colecionadores.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.