Folia em Campinas já começa nas semanas do pré-Carnaval

Campinas vai ter diversas atrações nos dias de Carnaval, mas a folia já começou na semana passada, quando oito blocos já desfilaram. Mas neste fim de semana, 12 agremiações tomam as ruas da cidade neste pré-Carnaval.

Neste sábado, são sete desfiles. Um deles é o do Cordão da Ruidosa, ainda jovem nos festejos, mas em um local histórico da cidade, a Praça Carlos Gomes, no Centro. A folia começa às 12h e segue até às 20h30. A organizadora do bloco, Berenice Pereira, afirma que apesar do pouco tempo em atividade, as músicas tocadas pela bateria e o local das apresentações já faz do bloco uma tradição.

Ainda no sábado, se apresentam o Acada Carnafro, no Centro; o Bloco dos Advogados, no Guanabara; O Demorou Mas Chegou, na Vila União; o Afoxé Ylê Ogum, na Vila Georgina; o Unidos do Candinho, em Sousas; e o Bloco Z, no Taquaral.

No domingo, cinco blocos agitam Campinas. Um deles é dos mais tradicionais no Carnaval de Campinas. Fundado em 1946, o Nem Sangue Nem Areia encerrou as atividades 30 anos depois, quando se tornou escola de samba. Mas em 2008, um grupo de jornalistas retomou o bloco, com samba-enredo próprio a cada ano. O diretor da agremiação, Roberto Cardinalle, conta que em 2025 o homenageado será um baluarte do samba de Campinas, Nelson Fidelis, do grupo A Velha Arte do Samba. A atração vai das 12h às 18h.

Foto: Firmino Piton/PMC

Também no domingo, desfilam o o tradicionalíssimo Berra Vaca, em Barão Geraldo, o Barão Folia, também no Distrito; o Vai que Vira, no São Bernardo; e o Bloco do Bob, no Cambuí. A programação original contava com o City Bairro, que seria a retomada da City Banda, o maior bloco da cidade, mas o retorno foi adiado para o próximo ano.

A expectativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a Acic, é de sejam injetados R$ 16 milhões na economia da cidade em atividades relacionadas ao Carnaval. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, diz que o número de foliões na cidade tem superado as expectativas.

Apesar de o Carnaval ser a festa mais popular do Brasil, muitos moradores não gostam da folia. O diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, espera que a infraestrutura dos eventos agrade aos frequentadores e incomode o menos possível aos que fogem dos festejos.

A partir de segunda-feira, a série Bloco Na Rua vai contar a história das agremiações que fizeram e fazem a tradição do Carnaval da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

O Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, promove mais uma edição do projeto “Férias no Museu”, com atividades gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos. A programação será nos dias 15, 17, 22 e 24 de julho, sempre das 14h às 16h, com foco em cultura, criatividade e educação patrimonial. As atividades incluem oficinas práticas, contação de histórias e jogos, tudo de forma lúdica e acompanhada por responsáveis. O projeto já acontece há mais de 10 anos e busca aproximar o público infantil da história e do patrimônio da cidade, fortalecendo o senso de pertencimento.

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

A Orquestra Sinfônica de Campinas faz neste sábado um concerto gratuito no Teatro de Arena Teresa Aguiar, no Centro de Convivência Cultural de Campinas. A apresentação começa às 18h, com abertura dos portões às 15h. O evento integra a programação dos 251 anos da cidade. O repertório reúne músicas de musicais como Evita, Cats, Frozen e Wicked. A apresentação será ao ar livre e terá transmissão em telão.

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

A franquia Superman já tem quase 50 anos do primeiro filme, com Christopher Reeve. Antes, já havia live-action do Homem de Aço desde 1948. Foram filmadas sequências e relançamentos do roteiro original, com adaptações para cada época, como em 2006. Esta semana, mais um filme do herói estreia, dirigido por James Gunn e protagonizado por David Corenswet. Nesta história, o chamado de Superman será colocado à prova através de uma série de aventuras épicas, diante de uma sociedade que enxerga os valores de justiça dele como antiquados. 

Jaguariúna sedia evento em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932

A cidade de Jaguariúna recebe nesta terça-feira, 9 de julho, um evento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. A programação começa às 9h30 no Centro Cultural e é gratuita. Organizado pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Prefeitura, o evento contará com a chegada de um trem histórico transportando um canhão da época. Em seguida, haverá desfile de viaturas militares, apresentação da Banda Marcial da EsPCEx, exposições temáticas e atividades educativas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.