Fundado há quase 70 anos, Nem Sangue Nem Areia diverte famílias na Vila Industrial

Em 1941, o filme Sangue e Areia contava a história de um toureiro espanhol que estava dividido pelo amor de duas mulheres. Mas o que isso tem a ver com o Carnaval? E com Campinas? Tudo, pois cinco anos depois, um grupo de moradores da Vila Industrial fundou um bloco com o nome inspirado no filme. Passava a desfilar pela região central de Campinas o Nem Sangue Nem Areia.

O jornalista Roberto Cardinalle explica que o nome do bloco fazia referência aos bois que existiam no bairro.

Foram mais de 30 carnavais. O bloco cresceu e se tornou escola de samba. Mas em 1976, o Nem Sangue Nem Areia encerrou as atividades. Até que em 2008, jornalistas e artistas de Campinas resolveram resgatar a história do bloco e voltar às ruas no domingo pré-Carnaval. Entre eles, Roberto Cardinalle, até hoje diretor do Nem Sangue Nem Areia, que conta que o grupo recebeu a bênção dos antigos fundadores.

O Nem Sangue Nem Areia tem uma característica própria. No percurso pelas ruas da Vila Industrial, a bateria e o carro de som cantam apenas o samba-enredo próprio, feito para cada ano de apresentação. No desfile do último domingo, o bloco homenageou o sambista Nelson Fidelis e o grupo criado por ele, A Velha Arte do Samba. Roberto Cardinalle destaca a importância de homenagear um baluarte do samba de Campinas em vida.

Foto: Divulgação

Assim como acontece nos blocos tradicionais, o samba-enredo é escolhido por meio de um concurso. Mas para 2025, a obra foi encomendada para uma dupla de compositores. Um deles é Thiago de Souza. Vencedor de sambas nas escolas Dragões da Real e Morro da Casa Verde, em São Paulo, e finalista na Mangueira, no Rio de Janeiro, em 2022, Thiago ressalta a importância de compor para o tradicional bloco e homenagear personalidades do Carnaval de Campinas.

Ao contrário da City Banda, que acabou se tornando um megabloco, reunindo mais de 50 mil pessoas, o Nem Sangue Nem Areia é um bloco familiar. A bateria recebe ritmistas da escola de samba Estrela D’Alva há quatro carnavais. E não existe qualquer intenção de se interromper as atividades novamente, pois o bloco é um patrimônio do Carnaval da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cia. Madeirite Rosa celebra 10 anos de espetáculo com atividades gratuitas em Campinas

Finlandês Olli Soikkeli faz show beneficente com Hot Club de Piracicaba e Sandro Haick nesta quinta  

Quarteto Fantástico volta aos cinemas contando os Primeiros Passos dos heróis

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Quarteto Fantástico volta aos cinemas contando os Primeiros Passos dos heróis

Mais um filme reunindo quatro heróis da Marvel dá sequência à franquia de sucesso inspirada nos quadrinhos que foi parar no cinema. Estreia essa semana Quarteto Fantástico – Primeiros Passos. Forçados a equilibrar os papéis como heróis com a força dos laços familiares que os unem, Sr. Fantástico, Coisa, Mulher-Invisível e Tocha Humana devem defender a Terra de um voraz deus espacial chamado Galactus e a Surfista Prateada. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.