Fundado há quase 70 anos, Nem Sangue Nem Areia diverte famílias na Vila Industrial

Em 1941, o filme Sangue e Areia contava a história de um toureiro espanhol que estava dividido pelo amor de duas mulheres. Mas o que isso tem a ver com o Carnaval? E com Campinas? Tudo, pois cinco anos depois, um grupo de moradores da Vila Industrial fundou um bloco com o nome inspirado no filme. Passava a desfilar pela região central de Campinas o Nem Sangue Nem Areia.

O jornalista Roberto Cardinalle explica que o nome do bloco fazia referência aos bois que existiam no bairro.

Foram mais de 30 carnavais. O bloco cresceu e se tornou escola de samba. Mas em 1976, o Nem Sangue Nem Areia encerrou as atividades. Até que em 2008, jornalistas e artistas de Campinas resolveram resgatar a história do bloco e voltar às ruas no domingo pré-Carnaval. Entre eles, Roberto Cardinalle, até hoje diretor do Nem Sangue Nem Areia, que conta que o grupo recebeu a bênção dos antigos fundadores.

O Nem Sangue Nem Areia tem uma característica própria. No percurso pelas ruas da Vila Industrial, a bateria e o carro de som cantam apenas o samba-enredo próprio, feito para cada ano de apresentação. No desfile do último domingo, o bloco homenageou o sambista Nelson Fidelis e o grupo criado por ele, A Velha Arte do Samba. Roberto Cardinalle destaca a importância de homenagear um baluarte do samba de Campinas em vida.

Foto: Divulgação

Assim como acontece nos blocos tradicionais, o samba-enredo é escolhido por meio de um concurso. Mas para 2025, a obra foi encomendada para uma dupla de compositores. Um deles é Thiago de Souza. Vencedor de sambas nas escolas Dragões da Real e Morro da Casa Verde, em São Paulo, e finalista na Mangueira, no Rio de Janeiro, em 2022, Thiago ressalta a importância de compor para o tradicional bloco e homenagear personalidades do Carnaval de Campinas.

Ao contrário da City Banda, que acabou se tornando um megabloco, reunindo mais de 50 mil pessoas, o Nem Sangue Nem Areia é um bloco familiar. A bateria recebe ritmistas da escola de samba Estrela D’Alva há quatro carnavais. E não existe qualquer intenção de se interromper as atividades novamente, pois o bloco é um patrimônio do Carnaval da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto “Noite Italiana” com entrada gratuita

Festa da Mandioca começa nesta sexta-feira em Artemis, distrito rural de Piracicaba

Luiz Gonzaga – Légua Tirana reconta a história do Rei do Baião desde a infância

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto “Noite Italiana” com entrada gratuita

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba volta à Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, para um concerto especial no dia 23 de agosto, às 20h. Com regência do maestro italiano Giovanni Ferrauto, o espetáculo “Noite Italiana” contará com a participação das sopranos Melita Lamicela e Chiara Vyssia Ursino, além da mezzosoprano Antonella Arena. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar senha no local, a partir das 19h, uma hora antes do início do concerto.

Luiz Gonzaga – Légua Tirana reconta a história do Rei do Baião desde a infância

Há 13 anos, um filme que também se tornou série de televisão conquistava o Brasil contando a relação entre o Rei do Baião e o filho Gonzaguinha. A produção está disponível no streaming, na Netflix e no Globoplay. O intérprete de Gonzagão jovem, Chambinho do Acordeon, agora vive o ídolo novamente em Luiz Gonzaga – Légua Tirana. A obra de Marcos Carvalho e Diogo Fontes mergulha exclusivamente nas raízes de Luiz Gonzaga do Nascimento, explorando a identidade do compositor e a história dele como retirante do Sertão nordestino.

Livro explora figura do lobisomem e suas conexões com o cotidiano moderno

A Editora Pontes lança nesta semana o livro Conheça o Lobisomem do seu Bairro, obra que mergulha na figura do lobisomem e as manifestações ao longo da história, da cultura popular e do imaginário coletivo. O lançamento online acontece nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 18h, no podcast Lenda Cast. Os lançamentos presenciais serão realizados em Campinas, no dia 22, na Livraria Pontes, e em São Paulo, no dia 31, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.