Governo de SP assina decreto de extinção da EMTU; projeto prevê gestão unificada do transporte intermunicipal

Foto: Reprodução/Governo de SP

Ouça a reportagem

O Governo de São Paulo publicou nesta segunda-feira (24) o decreto que autoriza a extinção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A empresa é responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo das regiões metropolitanas de todo Estado. Com o fim da empresa, o trabalho será realizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). 

Segundo o decreto, a medida não altera os serviços prestados à população e a Artesp deve assumir a gestão até o final de junho deste ano. Luiz Vicente Figueira de Mello, pesquisador de engenharia de transportes da Unicamp explica sobre a mudança.

De acordo com o governo, a transição da equipe técnica da EMTU já foi iniciada com a Artesp e, ao longo do tempo, trará melhorias para os usuários, como a gestão unificada do transporte intermunicipal, modernização da frota, maior integração tarifária e operacional.

Essa melhoria é cobrada há bastante tempo pelos usuários dos ônibus. A principal queixa é o atraso nas frotas e a falta de veículos. Sebastiana Nascimento dos Anjos afirma que a quebra dos veículos prejudica a rotina. Em nota, a EMTU disse que faz inspeções regulares para garantir a manutenção adequada dos veículos.

O decreto também estabelece propostas para a realocação de outras funções atualmente desempenhadas pela EMTU que não possam ser descontinuadas após sua extinção, garantindo sua transferência para órgãos da administração estadual.   

O plano deverá ser entregue em até sete dias e analisado pelo Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (CODEC). As medidas propostas serão avaliadas e as mudanças serão implementadas gradualmente.

Concurso

Além disso, o governo autorizou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) abrir um concurso público para o preenchimento de 142 vagas para cargos de nível médio e superior. Serão 62 vagas para agente de fiscalização à regulação de transporte. Para nível superior serão 10 vagas para analista de suporte à regulação de transporte e 70 para especialista em regulação de transporte. O último concurso realizado pela Artesp aconteceu em 2016.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

região sul de Campinas concentra maior número de pessoas em vulnerabilidade

População considera Campinas agradável, mas reconhece desigualdade social, aponta pesquisa

Piscina cai de carreta e interdita faixa do Anel Viário em Campinas

Campinas inicia Refis 2025 na sexta-feira com até 70% de desconto em juros e multas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.