O governo do Estado anunciou a liberação de R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para apoiar municípios afetados pelas chuvas intensas, como Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Capivari.
O recurso estará disponível para a elaboração de planos de drenagem, com foco em projetos básicos, executivos e obras de drenagem. O objetivo é auxiliar as prefeituras a melhorar a infraestrutura e reduzir os impactos das enchentes.
O anúncio foi feito em reunião com 53 prefeitos no Palácio dos Bandeirantes.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou que a medida faz parte de um esforço para enfrentar os problemas de drenagem nas cidades, especialmente após o grande volume de chuvas que, em alguns casos, superou a média histórica do mês de fevereiro.
Monte Mor, por exemplo, registrou 201 mm de chuva até esta segunda-feira, o que representa 118% da média histórica para o mês.
Apesar da liberação dos recursos, o governo também reconheceu que apenas 130 dos 645 municípios do estado possuem planos municipais de drenagem, conforme dados do Plano Estadual de Saneamento Básico.
Além disso, o governo estadual disponibilizou uma linha de crédito da Desenvolve SP para investimentos em infraestrutura resiliente, voltada para ações que ajudem a reduzir os impactos dos desastres naturais e acelerem a recuperação das áreas atingidas.
A Defesa Civil e o Fundo Social de São Paulo também enviaram cerca de 10 mil itens de ajuda humanitária para as famílias afetadas pelas chuvas, como cestas básicas, colchões, kits de limpeza e outros itens essenciais.