O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou um decreto nesta segunda-feira, criando o Comitê de Assessoramento Estratégico de Segurança Pública, o CAESP.
O objetivo é fortalecer a segurança em todo o estado e garantir que as políticas públicas na área sejam mais eficazes e alinhadas com as necessidades da população.
O CAESP terá a responsabilidade de recomendar ações, protocolos e soluções de gestão para a formulação de políticas públicas.
O comitê também apoiará a implementação de projetos e programas voltados à segurança.
O comitê será formado por autoridades-chave da segurança pública, como o secretário de Segurança Pública, o comandante-geral da Polícia Militar, o delegado-geral da Polícia Civil, além de representantes da Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria-Geral de Justiça, e da Defensoria Pública do Estado.
Outros órgãos e entidades, tanto públicos quanto privados, poderão ser convidados para integrar o grupo e colaborar com propostas para melhorar as ações de segurança.
As reuniões do CAESP serão convocadas pelo governador, e a participação no comitê não será remunerada.
A medida é mais um passo para melhorar a gestão da segurança pública no estado, utilizando inteligência e colaboração entre diferentes setores.