A partir desta quarta-feira, Itatiba vai abrir um posto de saúde exclusivo para vacinar quem nunca tomou a vacina contra a febre amarela.
A Clínica da Família do Jardim das Nações terá a Sala de Vacina funcionando até as 20h, uma opção para quem não consegue se vacinar durante o dia. O atendimento será das 8h às 16h nas demais unidades de saúde da cidade.
A medida é uma resposta ao aumento de casos da doença na região de Campinas, que já registrou três mortes por febre amarela em cidades vizinhas como Amparo, Tuiuti e Socorro.
A vacinação é a principal forma de prevenir a doença, e a Secretaria de Saúde de Itatiba reforça a importância da imunização.
De acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações, a vacina deve ser tomada aos nove meses de idade e reforçada aos quatro anos.
Pessoas que já tomaram pelo menos uma dose da vacina após os cinco anos de idade estão protegidas. Para quem nunca tomou a vacina, é essencial comparecer a uma unidade de saúde.
A vacinação também está sendo ampliada na zona rural e para grupos específicos.
Bebês a partir de seis meses, gestantes e pessoas com mais de 60 anos podem receber a vacina, desde que seja avaliado o risco e os benefícios com a orientação dos profissionais de saúde.