A prefeitura de Jaguariúna criou o Centro de Controle da Dengue, que vai ser responsável pelo acompanhamento de pessoas com casos leves da doença.
O espaço funciona no Centro Dia do Idoso, na Praça Basaglia, número 497, no Jardim Zeni, de segunda a sexta, das 7h às 17h.
No centro são realizados os procedimentos de hidratação dos pacientes e realização de exames de sangue para o acompanhamento e controle da doença.
A orientação da Secretaria de Saúde de Jaguariúna é que pessoas com sintomas devem procurar primeiramente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que faz o diagnóstico e classifica os casos da doença (tipos A, B, C ou D).
Na sequência, é marcado o retorno dos pacientes com casos de dengue tipo A e B – menos graves, que representam 90% dos casos – para acompanhamento no Centro de Controle da Dengue.
Os casos de dengue tipo C têm acompanhamento na UPA e, para os de dengue tipo D (mais graves), são encaminhados para internação no Hospital Municipal Walter Ferrari.