A Polícia Militar Ambiental localizou, em Nova Odessa, aves silvestres em condições irregulares. A apreensão aconteceu durante as “Operações Impacto e Piracema”, que visam combater crimes ambientais e irregularidades relacionadas à fauna silvestre.
Durante a fiscalização em um plantel que abrigava 100 pássaros, a equipe constatou a presença de três espécimes nativos sem anilhas, o que configura infração, além de 37 aves com anilhas suspeitas de adulteração.
A irregularidade foi agravada pela constatação de que o registro do plantel estava desatualizado desde julho de 2024.
Foi lavrado o auto de infração ambiental, pelo fato de o criador manter espécimes nativas sem a devida autorização, gerando uma multa de R$ 1,5 mil.
Além disso, foi aplicada uma penalidade mais grave, no valor de R$ 50 mil, por não manter atualizado o registro faunístico e a movimentação do plantel.
A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Americana.
As aves apreendidas foram entregues ao responsável direto pelo plantel, na condição de fiel depositário. O atendimento ambiental está agendado para o dia 22 de abril, às 9h30, quando o caso será avaliado e novas providências podem ser tomadas.