Ministro Barroso palestra para estudantes da rede pública de Campinas

Foto: Júnia Vasconcelos/EPTV

Ouça a reportagem.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, ministrou uma palestra para mais de 500 alunos do ensino médio da rede pública de ensino. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (17), na Escola Estadual Culto à Ciência.

O magistrado trouxe aos estudantes reflexões sobre valores, integridade e conhecimento, a importância da proteção à democracia, ética na revolução tecnológica e o debate sobre as mudanças climáticas.

O tema escolhido por Barroso para a palestra foi “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil, e para o mundo”. O ministro começou a palestra contando sobre sua trajetória, no interior do Rio de Janeiro, em Vassouras. Falou sobre a mãe ter tido o acesso à graduação num momento em que isso era pouco convencional para as mulheres e citou a importância da equidade de gênero.

Foto: Júnia Vasconcelos/EPTV

O ministro contou sua trajetória, desde a infância, a passagem pelas salas de aula como professor do ensino médio e professor universitário e salientou a importância do treinamento, da preparação, para trilhar uma carreira. Destacou que para o progresso ocorrer é preciso manter valores, buscar sempre o conhecimento, associados ao desejo de progredir.  

Somente em 2024, foram realizados 11 encontros nas cinco regiões brasileiras. O programa já passou pelas capitais do Paraná, Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Bahia e Mato Grosso do Sul.

A estudante Geovana Muniz, de 16 anos, está no 2º ano do ensino médio e falou sobre as palavras do ministro, que buscam encorajar para o futuro.

Foto: Júnia Vasconcelos/EPTV

Câmeras corporais para a PM

Na última semana, o ministro Barroso, que determinou o uso obrigatório das câmeras corporais com gravação ininterrupta pela Polícia Militar de São Paulo, visitou, a pedido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

A participação do magistrado foi para entender o funcionamento dos novos equipamentos adquiridos pelo governo – que precisam ser acionados pelos agentes para gravar. Ele comentou nesta segunda-feira sobre a implantação da medida determinada pelo STF.

Encontro com Judiciário

Nesta segunda, o ministro também participou do Diálogos da Magistratura, no Fórum de Campinas. Promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa realiza uma série de encontros entre magistrados e o chefe do Poder Judiciário, em que são apresentadas as principais medidas em andamento no CNJ.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas confirma mais quatro mortes causadas pela gripe

Feira Livre de Artur Nogueira terá vacinação contra a gripe nesta quarta-feira

Valinhos inicia mudança de secretarias para novo Complexo Administrativo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.