Ouça a reportagem
As cidades atendidas pelo Departamento Regional de Saúde de Campinas registraram 235 mil atendimentos relacionados as doenças crônicas, como Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia até novembro do ano passado. Em 2023, foram 203 mil pacientes no mesmo período.
Pensando nos cuidados com as doenças, o mês de fevereiro foi batizado com a cor roxa para reforçar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento das doenças.
O Lúpus é uma doença inflamatória crônica e autoimune, em que o próprio corpo ataca órgãos e tecidos. Entre os sintomas, então as lesões na pele, dor nas articulações, emagrecimento e desânimo.
Helena Ferrari trata o Lúpus há 38 anos. Hoje, com 77 anos, ela fala sobre a doença. Por causa da idade, a doença prejudicou a visão e ela passou a contar com o auxílio dos filhos.
Já o Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo, ele afeta a memória e outras funções importantes, além de interferir no comportamento e personalidade da pessoa.
Maria de Lourdes tem 99 anos e convive com a doença há pelo menos 20 anos. A filha, Vírgina Serrano, fala sobre o diagnóstico.
Alisson Pugliesi, médico reumatologista, explica que o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia são doenças silenciosas e com progressão gradual.
A Fibromialgia é uma doença caracterizada pela dor generalizada e constante no corpo. Outros sintomas como fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e alterações de memória e de atenção podem se manifestar nos pacientes.
Os serviços de acompanhamento, tratamento e medicação para pacientes com Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Em caso de suspeita das doenças, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Além da cor roxa, a laranja também foi incluída na Campanha de Conscientização em fevereiro para alertar sobre a Leucemia, um dos tipos mais graves de câncer.
Com informações de Heitor Moreira/EPTV Campinas*