Preço do café está mais caro e vai continuar subindo nos próximos meses

Foto: Pixabay

O tradicional cafezinho está ficando mais caro. O grão moído teve uma alta de cerca de 50% no acumulado dos 12 meses até janeiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na variação mensal, a bebida ficou 8,56% mais cara em relação a dezembro do ano passado (2024).

O custo do grão deve continuar subindo, nos próximos 2 meses, nas prateleiras dos supermercados, afirma a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Enquanto isso, em casa, a opção pra muita gente vai ser diminuir a bebida. É o caso da família da Iara Cristina Rocha. A cozinheira já está pensando nas substituições. O companheiro confirma a mudança nos hábitos.

A alta do preço também atinge os empresários, ou seja, tomar o cafezinho fora de casa também está mais caro.
Jenilson Silva é gerente de marketing de uma paneteria, em Campinas. Para o estabelecimento, a compra do grão teve reajuste de 23%. O aumento também vai chegar ao bolso do cliente no mês que vem.

A razão de toda essa mudança são fatores, como o clima, por exemplo, que prejudicou a produção e aumentou o preço, como explica o economista, Felipe Queiroz.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra deste ano deve ser cerca de 4% menor em relação à safra anterior.  Apenas em setembro, quando termina a atual colheita, será possível identificar se o preço irá diminuir.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sindicato dos Bancários protesta contra demissões no Itaú em Campinas

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.