A Secretaria de Saúde de Campinas faz o alerta dos bairros com alto risco de transmissão da dengue. O boletim foi produzido em formato para orientar sobre o combate ao mosquito vetor da doença, e reforçar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações ampliadas para eliminar criadouros.
As áreas com alto risco de transmissão são: Chácara da Barra, Núcleo Residencial Gênesis, Jardim Ipiranga, Parque Via Norte, Parque Beatriz, Jardim Aurélia, Botafogo, Bonfim, Jardim Alvorada, Jardim Capivari, Jardim Novo Campos Elíseos, Vila Rica, Vila Mimosa, Vila Pompéia, Parque São Paulo, Jardim Conceição (Sousas), Vila Formosa, Jardim Bom Sucesso e Jardim São Gabriel.
A prefeitura considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por conta da quantidade de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes.
É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões alto risco. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e adotar medidas para combater a doença.
Ainda de acordo com a prefeitura, no ano passado, 52% dos espaços deixaram de ser trabalhados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em virtude de recusa dos moradores aos agentes. Em 2022 e 2023 os percentuais foram, respectivamente, de 48% e 49%.
As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas. Os agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características.
Todos vestem calça na cor cinza, e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.
Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).
Até agora, Campinas tem 3.309 casos confirmados de dengue e 1 morte.