Prefeitura fecha parques da região Sul de Campinas neste sábado

Bosque dos Artistas é um dos parques fechados neste sábado (15). Foto: Arquivo/PMC

A Prefeitura de Campinas informou que manterá fechados neste sábado (15) sete parques da região Sul da cidade, onde o acumulado de chuvas chegou a 86,8 milímetros nas últimas 72 horas, segundo monitoramento da Defesa Civil. A medida será reavaliada após 24 horas. Os parques fechados são o Bosque São José, Bosque dos Artistas, Parque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e o Parque das Águas.

Os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a orientação é evitar a frequência de visitantes com o alto índice de acumulado de chuvas. Mesmo quando para de chover, o solo pode ficar encharcado. O manejo das árvores é feito, porém chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo árvores saudáveis.

De acordo com o Decreto 23.661 de 21 de novembro de 2024, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, é estabelecido que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas em 72 horas chegar a 80 milímetros. O fechamento de parques está sendo feito de maneira regionalizada desde 11 de dezembro de 2024. São utilizados os dados pluviométricos de cada região para determinar quais parques e bosques devem ser fechados.

A Prefeitura alerta ainda que é importante que a população adote medidas preventivas e não se arrisque a passar por áreas nas quais há riscos. A Defesa Civil recomenda atenção às áreas mais vulneráveis porque pode haver riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.