Prefeitura intensifica alertas sobre febre amarela na zona rural de Campinas

Foto: Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Campinas intensificaram a comunicação sobre a vacinação contra a febre amarela, com uma ação de vacinação casa a casa nas áreas de maior risco de transmissão do vírus.  

A iniciativa conta com equipes de 11 centros de saúde e se expandirá para 26 unidades até o final da semana. 

Para reforçar o alerta, um carro de som percorre os bairros, orientando a população sobre a importância da vacina e incentivando aqueles que ainda não se vacinaram ou que têm dúvidas sobre a doença e a imunização a buscarem os centros de saúde.  

Entre sábado passado e terça-feira, a Defesa Civil acompanhou as equipes de saúde em diversas regiões, incluindo o bairro Carlos Gomes.  

Desde esta quarta-feira, a atuação da Defesa Civil passou a abranger outras áreas para aumentar a abrangência das mensagens. 

O trabalho de prevenção à febre amarela não é responsabilidade apenas da Secretaria de Saúde, mas deve envolver toda a Prefeitura e a sociedade civil, como destaca a coordenação da Defesa Civil.  

A parceria inclui também a entrega de panfletos nos imóveis onde não foi possível realizar a vacinação, garantindo que a população saiba que uma equipe já esteve no local. 

Além disso, a Defesa Civil orienta que, caso um macaco morto seja encontrado, o cidadão entre em contato com a Defesa Civil ou a Unidade de Vigilância de Zoonoses para que o animal seja recolhido e analisado, uma vez que macacos são vítimas da doença, mas não transmitem o vírus. 

A estratégia de vacinação está sendo aplicada em bairros como Joaquim Egídio, Sousas e Piracambaia e Vale das Garças, em Barão Geraldo, com o objetivo de alcançar até 40 bairros até o fim da mobilização.  

A vacinação contra a febre amarela é considerada a principal medida de prevenção e controle da doença, especialmente para aqueles que residem ou transitam em áreas de risco. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.