As equipes da Secretaria de Serviços Públicos de Campinas retomaram a obra de recuperação da encosta no córrego Serafim, na Avenida Orosimbo Maia.
A ação foi necessária devido aos danos causados pelas fortes chuvas, que provocaram erosão em vários pontos ao longo do trecho.
A obra, que começou no início de janeiro, deve ser concluída até abril e, por conta das condições climáticas, os trabalhos só podem avançar durante os períodos de trégua das chuvas.
O trabalho é feito nas laterais do córrego, com encostas de até 4 metros de altura. A recuperação envolve movimentação de terra e, em seguida, a concretagem das encostas para evitar novas erosões.
Até o momento, segundo a pasta, foram realizados aproximadamente 220 metros de recuperação da encosta, e mais 150 metros estão previstos para serem concluídos.
No ano passado, foram construídos cerca de 400 metros de muros de gabião (gaiolas de arame preenchidas com pedras) em trechos do córrego Orosimbo Maia, com o objetivo de combater as erosões.
Além das obras de recuperação, a Secretaria de Serviços Públicos também realiza a limpeza e manutenção dos mais de 45 córregos de Campinas, incluindo o córrego Serafim.
Esse trabalho é fundamental para manter os leitos dos córregos limpos e garantir o bom escoamento da água. Em alguns casos, a limpeza exige o uso de máquinas e, em outros, o trabalho manual.