Reintegração de posse gera embate entre esquerda e direita na Câmara de Campinas

foto: Câmara Municipal/montagem

A reintegração de posse de um imóvel na rua Dr. Delfino Cintra, onde funcionava a Ocupação Maria Lúcia Petit Vive, gerou debate acalorado na sessão desta quarta-feira (26) da Câmara Municipal de Campinas. 

Vereadores alinhados à direita manifestaram apoio à ação, que contou com a participação da Polícia Militar na região central da cidade. Entre eles, Nelson Hossri (PSD) defendeu a reintegração, argumentando que o imóvel era usado de forma irregular. 

Por outro lado, parlamentares da oposição criticaram as falas de Nelson e reforçaram a importância da ocupação para o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. A vereadora Guida Calixto (PT) falou da importância política de assistência social. 

A ação ocorreu de maneira pacífica, já que não havia ninguém no imóvel no momento da operação. A disputa judicial pelo prédio se arrastava desde 2023. O local foi ocupado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário com o objetivo de oferecer abrigo a vítimas de violência doméstica. 

Em agosto de 2023, a Justiça concedeu a reintegração de posse ao proprietário, Álvaro César Iglesias, mas a decisão foi derrubada dias depois pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, permitindo a continuidade das atividades no espaço. No entanto, uma nova decisão favorável ao dono do imóvel resultou na desocupação. 

Nas redes sociais, o vereador Nelson Hossri publicou um vídeo mostrando materiais de campanha da vereadora Guida Calixto e do candidato à prefeitura Pedro Tourinho (PT) dentro do imóvel, além de destacar problemas estruturais e a desorganização do espaço. 

A ocupação começou em maio de 2023 sob a justificativa de que o prédio estava abandonado há quase uma década. O proprietário contestou a invasão e acionou a Polícia Militar. 

O advogado do movimento, Alexandre Mandl, confirmou à CBN Campinas que a reintegração foi concluída e que os atendimentos às mulheres ficarão suspensos até que a prefeitura disponibilize um novo local para as atividades. Segundo a administração municipal, um imóvel já foi identificado e as representantes do movimento visitaram o espaço. O processo de cessão de uso está em andamento e terá prioridade devido à reintegração. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PA Zanaga passa a oferecer atendimento pediátrico 24h em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.