Uma cratera foi aberta no asfalto entre a avenida Francisco de Angelis, com a avenida José Soriano de Souza Filho, na Vila Joaquim Ignácio, em Campinas. De acordo com a Prefeitura, as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias causaram o rompimento da galeria de águas pluviais no trecho, em 5 de fevereiro.
Segundo o Cemaden, analisando a estação que fica no Satélite Íris, que foi o lugar onde mais choveu em Campinas, foram registrados 118mm de chuva de primeiro de fevereiro a 18 de fevereiro.
A área está sinalizada com cavaletes da Emdec, responsável pelo trânsito, entretanto, não há homens trabalhando no local. Moradores do entorno declaram que a erosão está aberta há mais de uma semana.
Elaine Pereira trabalha nas proximidades de onde o buraco está localizado e conta que, por pouco, não presenciou um acidente nesse trecho.
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que os reparos na galeria de águas pluviais já foram feitos. Disse que na quinta-feira o aterramento da cratera será realizado e, na próxima terça-feira, após a secagem da terra, seria fechado por completo com a camada de asfalto. Alertou ainda que, durante esse período, o local permanecerá sinalizado.
Galeria já rompeu antes
Em novembro de 2023, uma cratera também se abriu no mesmo local na Vila Joaquim Ignácio. O buraco abriu durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. Na época, a cratera ficou aberta por mais de um mês. Um carro que passava pelo local acabou ficando com um dos pneus preso e precisou da ajuda de um guincho para ser removido. Por muito pouco, o veículo não caiu dentro da cratera. O motorista não ficou ferido.