Saúde alerta para vacinação contra febre amarela antes do carnaval; imunizante leva dez dias para fazer efeito

Foto: Rogério Capela/PMC

Quem for aproveitar o Carnaval em áreas com risco de transmissão do vírus da febre amarela, incluindo as áreas de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, precisa ficar atento ao prazo de vacinação contra a doença.

O imunizante deve ser feito até terça-feira, dia 18 de fevereiro. Isso porque, a dose leva dez dias para fazer efeito e o período com mais festas e de pessoas em deslocamento para o feriado prolongado vai de 28 de fevereiro a 4 de março.

Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, explica que, neste final de semana, o imunizante está sendo disponibilizado em um supermercado, colégio e por meio da estratégia de vacinação casa a casa na cidade. A ação acontece das 7h às 17h.

A vacinação acontece também no supermercado Tauste, área da unidade 31 de Março, e no Colégio Pomares, Parque Pomares. Confira a lista completa dos locais de vacinação neste link.

Os viajantes, moradores ou frequentadores de regiões onde há possibilidade de circulação do mosquito transmissor, incluindo zonas rurais, áreas de floresta, mata fechada e borda de mata devem ficar atentos ao alerta.

A orientação da Secretaria de Saúde é de que os moradores a partir de 9 meses, que ainda não receberam a dose, compareçam aos CSs para aplicação. A vacinação é seletiva, portanto, as pessoas a partir de 5 anos que já tomaram uma dose ao longo da vida não precisam receber outra. 

Quem tiver dúvidas sobre já ter recebido ou não o imunizante deve procurar um CS.

A ampliação da vacinação vale para os seguintes grupos em áreas de risco:
 

  • Crianças de 6 a 8 meses: recebem uma dose durante a ação. Os responsáveis serão orientados para garantirem a vacinação completa, sendo: uma dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos.
     
  • Pessoas com 60 anos ou mais: a vacinação será realizada dependendo da avaliação do risco relacionado às comorbidades, doenças autoimunes, tratamentos específicos ou uso contínuo de medicamentos que contraindiquem a aplicação da vacina febre amarela nessa faixa etária.
     
  • Gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses: são orientadas a suspender a amamentação por dez dias após a vacinação e recebem as recomendações para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação. Dessa forma o aleitamento neste período pode ser garantido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.