Devido ao intenso volume de chuvas que atingiu Santa Bárbara d’Oeste neste final de semana, a Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas nas escolas municipais até que o abastecimento de água seja normalizado.
O município enfrenta um dos maiores alagamentos da história, com mais de 400 milímetros de chuva registrados nos últimos sete dias, de acordo com a Defesa Civil.
A previsão aponta mais 200 milímetros de chuva até quinta-feira e outros 190 milímetros até o domingo.
Os bairros mais atingidos foram Jardim Conceição, Vila Sartori, Santa Alice, Jardim Augusto Cavalheiro, Batagin e Icaraí, todos com pontos de alagamento que estão sendo monitorados e interditados pela Guarda Municipal.
Para apoiar as famílias afetadas, a Defesa Civil oferece barcos para remoção de pessoas e objetos, além de produtos de limpeza e abrigo no Ginásio Municipal Mirzinho Daniel.
A Secretaria de Promoção Social também está levantando o número de famílias atingidas, já que muitas buscaram abrigo em casas de parentes.
A situação também afetou o abastecimento de água, pois a Estação Elevatória Santa Alice precisou ser paralisada devido à invasão de água nas cabines de energia elétrica, o que representou risco à segurança e aos equipamentos de bombeamento.
Equipes do DAE aguardam que o nível da água diminua para reativar o sistema de captação e normalizar o fornecimento para toda a cidade.
O DAE solicita à população que economize a água disponível nas caixas d’água e use apenas o necessário, até que o sistema seja restabelecido.