Sem desfilar há dez anos, escolas de samba seguem vivas como blocos

Em 1928, no Rio de Janeiro, o músico Ismael Silva fundou a Deixa Falar. A entidade carnavalesca no bairro do Estácio ficava ao lado da Escola Normal. Com a intenção de formar sambistas, Ismael batizou a agremiação, que daria oportunidade aos moradores de brincar o Carnaval como os ricos das Grandes Sociedades, de escola de samba.

A Deixa Falar durou pouco e não participou do primeiro campeonato entre as escolas de samba, quatro anos depois. Mas antigos ranchos se tornaram escolas e disputaram entre eles, como Mangueira, Portela (que ainda se chamava Vai Como Pode) e Unidos da Tijuca.

A representatividade do povo afro-brasileiro fez com que as escolas de samba se tornassem um sucesso a nível nacional. Elas se espalharam pelo Brasil e Campinas também fez parte disso. Mas há dez anos o desfile não acontece na cidade.

Foto: Firmino Piton/PMC

As escolas, porém, não acabaram. Fundada no início da década de 1950, a Estrela D’Alva segue viva. Claro que ela não pode concorrer com ninguém, porque não tem desfile em Campinas. Mas a comunidade da Vila Costa e Silva não ficou sem o swing da bateria, que se apresentou no último domingo. O presidente da agremiação, Michel Henrique, destaca a importância de manter a comunidade engajada com a escola enquanto os desfiles não voltam.

A Rosa de Prata, que completa 50 anos em 2025, também mantém as atividades na Vila Castelo Branco. O presidente, Rafael Rosa, conta que os integrantes continuam engajados mesmo sem poder concorrer com outras escolas.

A organização de um desfile de escolas de samba demanda infraestrutura e também subvenção pública para confecção das alegorias e fantasias. Em cidades de Carnavais fortes, como Rio de Janeiro e São Paulo, o dinheiro investido se multiplica e volta em forma de impostos. Em Campinas, onde os desfiles sempre foram gratuitos para o público, isso acaba não acontecendo. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, informa que nenhuma entidade carnavalesca recebeu verba da Prefeitura.

O presidente da Liga das Escolas de Samba de Campinas, Edson Joia, ainda não vislumbra uma data para a volta da competição.

Os fãs das escolas campineiras e os componentes ainda vão esperar mais algum tempo, como confirma o diretor de Cultura da Prefeitura de Campinas, Gabriel Rapassi.

Além da Estrela D’Alva, a Leões da Vila Padre Anchieta já se apresentou duas semanas antes do Carnaval. A Rosa de Prata e a Unidos do Shangai tocam para as comunidades neste domingo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Teatro Castro Mendes recebe ensaio aberto da Orquestra Sinfônica de Campinas neste sábado

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Vestibulinho das Etecs abre mais de 90 mil vagas no estado para o 1º semestre de 2026

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Educadores da rede estadual e privada de ensino vão participar no dia 20 de setembro, das 10h às 13h, dos módulos VI e VII do curso Museu Escola 2025, no SESC Sorocaba. A formação gratuita aborda os temas Período Republicano e Século XX – Modernidade, com base na exposição “Dos Artistas a Ciccillo”, que reúne 48 obras de artistas modernistas do acervo do Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA). 

Semana do cinema tem relançamentos e estreias de produções nacionais

A volta de filmes clássicos está se tornando uma tradição nas salas de cinema. Esta semana, está disponível nas salas Toy Story, que completa 30 anos. 

Entre as estreias, destaque para a comédia nacional A Sogra Perfeita 2, interpretada por Cacau Protásio. Depois de conquistar a casa própria, Neide quer manter independência. Por isso, quando Oliveira, o namorado e padeiro português do bairro, a pede em casamento, ela nega. O que Neide não esperava era que Dona Oliveira, a sogra portuguesa, personagem da Fafy Siqueira, chegasse de mala e cuia para um casamento que só existia na cabeça dela.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.