Sem desfilar há dez anos, escolas de samba seguem vivas como blocos

Em 1928, no Rio de Janeiro, o músico Ismael Silva fundou a Deixa Falar. A entidade carnavalesca no bairro do Estácio ficava ao lado da Escola Normal. Com a intenção de formar sambistas, Ismael batizou a agremiação, que daria oportunidade aos moradores de brincar o Carnaval como os ricos das Grandes Sociedades, de escola de samba.

A Deixa Falar durou pouco e não participou do primeiro campeonato entre as escolas de samba, quatro anos depois. Mas antigos ranchos se tornaram escolas e disputaram entre eles, como Mangueira, Portela (que ainda se chamava Vai Como Pode) e Unidos da Tijuca.

A representatividade do povo afro-brasileiro fez com que as escolas de samba se tornassem um sucesso a nível nacional. Elas se espalharam pelo Brasil e Campinas também fez parte disso. Mas há dez anos o desfile não acontece na cidade.

Foto: Firmino Piton/PMC

As escolas, porém, não acabaram. Fundada no início da década de 1950, a Estrela D’Alva segue viva. Claro que ela não pode concorrer com ninguém, porque não tem desfile em Campinas. Mas a comunidade da Vila Costa e Silva não ficou sem o swing da bateria, que se apresentou no último domingo. O presidente da agremiação, Michel Henrique, destaca a importância de manter a comunidade engajada com a escola enquanto os desfiles não voltam.

A Rosa de Prata, que completa 50 anos em 2025, também mantém as atividades na Vila Castelo Branco. O presidente, Rafael Rosa, conta que os integrantes continuam engajados mesmo sem poder concorrer com outras escolas.

A organização de um desfile de escolas de samba demanda infraestrutura e também subvenção pública para confecção das alegorias e fantasias. Em cidades de Carnavais fortes, como Rio de Janeiro e São Paulo, o dinheiro investido se multiplica e volta em forma de impostos. Em Campinas, onde os desfiles sempre foram gratuitos para o público, isso acaba não acontecendo. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, informa que nenhuma entidade carnavalesca recebeu verba da Prefeitura.

O presidente da Liga das Escolas de Samba de Campinas, Edson Joia, ainda não vislumbra uma data para a volta da competição.

Os fãs das escolas campineiras e os componentes ainda vão esperar mais algum tempo, como confirma o diretor de Cultura da Prefeitura de Campinas, Gabriel Rapassi.

Além da Estrela D’Alva, a Leões da Vila Padre Anchieta já se apresentou duas semanas antes do Carnaval. A Rosa de Prata e a Unidos do Shangai tocam para as comunidades neste domingo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto “Noite Italiana” com entrada gratuita

Festa da Mandioca começa nesta sexta-feira em Artemis, distrito rural de Piracicaba

Luiz Gonzaga – Légua Tirana reconta a história do Rei do Baião desde a infância

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto “Noite Italiana” com entrada gratuita

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba volta à Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, para um concerto especial no dia 23 de agosto, às 20h. Com regência do maestro italiano Giovanni Ferrauto, o espetáculo “Noite Italiana” contará com a participação das sopranos Melita Lamicela e Chiara Vyssia Ursino, além da mezzosoprano Antonella Arena. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar senha no local, a partir das 19h, uma hora antes do início do concerto.

Luiz Gonzaga – Légua Tirana reconta a história do Rei do Baião desde a infância

Há 13 anos, um filme que também se tornou série de televisão conquistava o Brasil contando a relação entre o Rei do Baião e o filho Gonzaguinha. A produção está disponível no streaming, na Netflix e no Globoplay. O intérprete de Gonzagão jovem, Chambinho do Acordeon, agora vive o ídolo novamente em Luiz Gonzaga – Légua Tirana. A obra de Marcos Carvalho e Diogo Fontes mergulha exclusivamente nas raízes de Luiz Gonzaga do Nascimento, explorando a identidade do compositor e a história dele como retirante do Sertão nordestino.

Livro explora figura do lobisomem e suas conexões com o cotidiano moderno

A Editora Pontes lança nesta semana o livro Conheça o Lobisomem do seu Bairro, obra que mergulha na figura do lobisomem e as manifestações ao longo da história, da cultura popular e do imaginário coletivo. O lançamento online acontece nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 18h, no podcast Lenda Cast. Os lançamentos presenciais serão realizados em Campinas, no dia 22, na Livraria Pontes, e em São Paulo, no dia 31, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.