Sete candidatos são desclassificados de concurso para Residência Médica em Campinas 

Foto: Fernanda Sunega/ Prefeitura de Campinas

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar desclassificou sete candidatos do concurso de Residência Médica 2025 após denúncia de indícios de fraude no processo seletivo.  

Eles tiveram notas idênticas, com 94 acertos de 100. Além disso, as notas das subdivisões temáticas também eram as mesmas. 

Também foi solicitada ao Ministério Público de São Paulo uma investigação sobre prática criminosa contra os candidatos e houve a abertura de um processo administrativo com objetivo de penalizar a empresa contratada para a realização das provas.  

As ações foram definidas após processo de apuração instaurado pela Rede por determinação do prefeito Dário Saadi, que estabeleceu também a suspensão do resultado final do concurso e a revisão de todas as provas.  

A prova da Residência foi realizada pela empresa Consesp, contratada por meio de licitação pública, que vai responder a processo administrativo diante da ocorrência de possível fraude no concurso, ineficácia da fiscalização e controle na elaboração, distribuição e aplicação das provas. 

Durante a apuração, a empresa respondeu aos questionamentos apresentados pela Rede, detalhando os procedimentos de fiscalização e controle que adota. 

A avaliação feita pela empresa e entregue à Rede indica que notas idênticas em provas de múltipla escolha são comuns, mas o que é estatisticamente incomum são as coincidências das alternativas assinaladas para as questões em desacordo com o gabarito.  

O processo ocorreu porque alguns candidatos, nas redes sociais, levantaram suspeita de irregularidades no processo seletivo para a Residência Médica.  Os residentes atuam nas unidades da Rede Mário Gatti, Secretaria Municipal de Saúde e Maternidade de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.