Teve início nesta semana o programa Calourada 2025, da Unicamp, para dar as boas-vindas aos mais de 3500 estudantes universitários que ingressam neste novo ano letivo. A programação conta com ações de acolhimento aos recém-chegados e tem a participação dos centros acadêmicos e entidades estudantis, que repassam aos alunos informações e dicas importantes sobre a universidade e os projetos que eles podem participar.
O jovem Breno Turiel, de 18 anos, é um dos estudantes aprovados para o curso de física. Ele conta que prestou o vestibular duas vezes, como treineiro, antes da tão sonhada aprovação. A expectativa, no momento, é de seguir com a carreira acadêmica.
Além da graduação, a Unicamp conta com o Programa de Formação Interdisciplinar Superior, o Profis. Ele tem como objetivo oferecer uma formação geral, multidisciplinar, e serve como porta de entrada para os cursos de graduação da Unicamp. Laira Noveli também marcou presença no primeiro dia de Calourada. A jovem é uma das aprovadas para a modalidade.
A Calourada é realizada no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, que ficou lotado para receber os novos alunos. A integração contou com o apoio das atléticas, que foram preparadas para uniformizar os novos integrantes com os itens de cada grupo. A universidade também distribuiu aos alunos o kit ingressante, com uma sacola retornável, uma camiseta, uma caneca e um vale para o restaurante universitário.
Aprovada no vestibular de pedagogia, Mariana Souza garantiu a sacolinha de boas-vindas. Ela relembra o período intenso de estudo até o momento de ingresso na faculdade.
O pró-reitor de Graduação, professor Ivan Toro, falou sobre a semana de boas-vindas. Ele também pontuou as novidades e avanços na universidade encontrados pelos novos alunos.
Durante o evento, são feitas atividades esportivas e culturais para que os ingressantes conheçam os diferentes aspectos da vida universitária, os serviços oferecidos aos estudantes e as oportunidades que podem fazer a diferença durante a formação.