Vacinação casa a casa contra febre amarela em Valinhos vai para 4 bairros nesta segunda

Foto: Prefeitura de Valinhos

A vacinação casa a casa contra a febre amarela na área rural de Valinhos vai passar em quatro bairros a partir desta segunda-feira.

A ação, que vai até sexta-feira, será realizada nos bairros Parque Valinhos, Biquinha e Colina dos Pinheiros, com o objetivo de imunizar os moradores contra a doença.

Desde o início da campanha, em 4 de fevereiro, até o dia 20, foram vacinadas 423 pessoas no esquema casa a casa. A vacinação já passou por bairros como a região da Rodovia Dom Pedro I, Lopes, Contendas, Nova Suíça, Frutal, São Bento do Recreio, Alpinas, além dos condomínios Nova Acrópole, Nova Suíça e Vale Verde. Nas unidades básicas de saúde, foram vacinadas 1.060 pessoas desde o começo de 2025.

Em 14 de fevereiro, Valinhos registrou a primeira morte por febre amarela de 2025, de um homem de 57 anos que trabalhava na região da Rodovia Dom Pedro I e não havia se vacinado. Já no dia 20, a Secretaria de Saúde recebeu a confirmação do Instituto Adolfo Lutz da morte de um macaco encontrado na mesma área, além de três outros casos de macacos mortos que estão sendo investigados.

Diante do cenário, a Secretaria de Saúde reforça o alerta para que todos os moradores de Valinhos tomem a vacina. Quem não lembra se já foi vacinado pode procurar uma unidade básica de saúde para consultar o registro de vacinação.

Caso não haja o registro, a vacina pode ser aplicada novamente. A vacina é recomendada para todas as pessoas a partir de 9 meses de idade, exceto para alguns grupos, como gestantes, idosos e portadores de doenças autoimunes, que devem ser avaliados por profissionais de saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas lança projeto de formação em teatro musical

Campinas registra mais três mortes por gripe, pacientes não estavam imunizados

Campinas terá palestra sobre gestão humanizada nesta quinta-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.