Valinhos confirma 1ª morte por febre amarela; região chega a cinco óbitos em 2025

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da febre amarela em áreas urbanas. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Valinhos confirmou a primeira morte por febre amarela no município em 2025. Segundo a Prefeitura, o óbito de um homem de 57 anos ocorreu no dia 4 de fevereiro, mas a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz ocorreu nesta sexta-feira (14).

O homem começou a apresentar sintomas como febre alta, falta de ar, cansaço, vômitos e dor no estômago em 28 de janeiro. “Após passar por consultas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi transferido para a Santa Casa de Valinhos, onde permaneceu internado na UTI até o dia 4 de fevereiro, quando faleceu”, disse a Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Saúde de Valinhos, a vítima morava na região do bairro São Cristóvão, e trabalhava próximo da Rodovia D. Pedro I (SP-065), em área rural, considerada de maior risco para a transmissão da doença.
Ainda de acordo com a administração municipal, a última vez que Valinhos havia registrado morte pela doença foi em 2018, quando a cidade registro sete casos positivos e cinco óbitos.

Com o caso em Valinhos, agora são cinco óbitos por febre amarela na região em 2025: Campinas, Amparo, Socorro e Tuiuti já registraram mortes neste ano. Já em todo o Estado de São Paulo, são oito mortes por febre amarela, com registros também em Bragança Paulista e Brotas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.