Valinhos confirmou a primeira morte por febre amarela no município em 2025. Segundo a Prefeitura, o óbito de um homem de 57 anos ocorreu no dia 4 de fevereiro, mas a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz ocorreu nesta sexta-feira (14).
O homem começou a apresentar sintomas como febre alta, falta de ar, cansaço, vômitos e dor no estômago em 28 de janeiro. “Após passar por consultas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi transferido para a Santa Casa de Valinhos, onde permaneceu internado na UTI até o dia 4 de fevereiro, quando faleceu”, disse a Prefeitura.
Segundo a Secretaria de Saúde de Valinhos, a vítima morava na região do bairro São Cristóvão, e trabalhava próximo da Rodovia D. Pedro I (SP-065), em área rural, considerada de maior risco para a transmissão da doença.
Ainda de acordo com a administração municipal, a última vez que Valinhos havia registrado morte pela doença foi em 2018, quando a cidade registro sete casos positivos e cinco óbitos.
Com o caso em Valinhos, agora são cinco óbitos por febre amarela na região em 2025: Campinas, Amparo, Socorro e Tuiuti já registraram mortes neste ano. Já em todo o Estado de São Paulo, são oito mortes por febre amarela, com registros também em Bragança Paulista e Brotas.