Americana confirma mais três mortes por dengue; cidade soma 13 óbitos em 2025 

Foto: Divulgação/Fiocruz

A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, nesta terça-feira (25), mais três mortes causadas pela dengue no município. As vítimas são uma mulher de 86 anos, moradora do Parque Novo Mundo, que faleceu em 16 de fevereiro; um homem de 71 anos, do Jardim da Balsa 2, que morreu no dia seguinte; e um homem de 68 anos, do Parque Gramado, que veio a óbito em 1º de março. Todos estavam internados em hospitais públicos. 

Com as novas confirmações, o número de óbitos causados pela doença em Americana chega a 13 em 2025. Desde o início do ano, a cidade já registrou 3.739 casos positivos de dengue. 

Para conter o avanço da doença, a Prefeitura de Americana mantém uma campanha que busca mobilizar a população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

Entre as iniciativas estão mutirões de limpeza, remoção de possíveis focos do mosquito, distribuição de materiais informativos e uso de drones para identificar criadouros em imóveis fechados. Além disso, agentes de saúde realizam visitas domiciliares e nebulização com inseticida em áreas com maior incidência de casos. 

A Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação elaborou uma cartilha educativa e um check-list que estão sendo utilizados em atividades com professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino. Cerca de 200 mil folders também foram produzidos e distribuídos à população durante ações de conscientização. 

De acordo com a Prefeitura, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade oferecem testes rápidos para diagnóstico da dengue, conforme os critérios do Plano de Contingência. A vacinação contra a doença segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs. Nas unidades da Praia Azul e São Vito, o horário se estende até às 20h.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.