Mais de 10 mil árvores foram plantadas em Campinas nos últimos dois meses como parte de um projeto de revitalização das áreas verdes. O balanço foi divulgado pelo Secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, em entrevista ao CBN Campinas.
O projeto mais recente é o plantio de pouco mais de 3.380 árvores nativas em uma área verde no bairro Village Campinas, na região de Barão Geraldo.
O plantio foi feito por duas incorporadoras que estão construíndo condomínios na região, como parte de um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, em parceria com a Cetesb, um processo que é comum como contrapartida.
O local, no Village, foi escolhido por ser mais próximo aos empreendimentos, e também por ter um afluente do Rio Atibaia. A área foi degradada nos últimos anos, e a recuperação vai trazer benefícios como a melhoria da qualidade do ar, regulação climática, redução de enchentes e controle da erosão do solo.
A quantidade de árvores plantadas é definida por meio de uma conta matemática, como detalhou o secretário Braz dos Santos Adegas Junior.
O projeto foi viabilizado pelo Banco de Áreas Verdes, um programa da prefeitura de Campinas que identifica locais aptos para ações ambientais.
O secretário explica que há uma diferença dessa proposta para o plantio de árvores que está sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos. São dois trabalhos distintos, já que o foco da Secretaria do Clima é atuar especialmente em áreas de proteção ambiental ou próximas aos rios, como é o caso da área no Village.