Audiência pública discute alternativas para evitar corte de 400 árvores na Norte-Sul em Campinas 

Lucas Neri/ CBN Campinas

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (28) discutiu alternativas para a obra de contenção de enchentes na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), em Campinas. O encontro, presidido pelo vereador Wagner Romão (PT), reuniu representantes da sociedade civil e especialistas que se posicionaram contra o corte de aproximadamente 400 árvores previsto para a implantação do reservatório na Praça Ralph Stettinger. Nenhum representante da Prefeitura compareceu à reunião. 

A obra de macrodrenagem, projetada pela Prefeitura, visa reduzir os alagamentos na região, mas enfrenta resistência de ambientalistas e moradores da região. O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) emitiu parecer contrário ao projeto, defendendo soluções que minimizem impactos ambientais. 

A arquiteta e urbanista Vera Santana Luz, representante do Condema e professora da PUC Campinas, destacou que há alternativas para conter as enchentes sem comprometer a vegetação da praça.

Representantes do Movimento Resgate Cambuí também participaram da audiência. A presidente do grupo, Tereza Penteado, criticou o plano atual e reforçou a necessidade de preservação das árvores, especialmente em uma área urbana que já sofre com déficit de cobertura verde.

O vereador Wagner Romão ressaltou a importância da participação popular nas discussões sobre intervenções urbanas de grande impacto.

Embora a Prefeitura não tenha enviado representantes à audiência, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou recentemente que está revisando o projeto. De acordo com o secretário Carlos José Barreiro, os técnicos buscam alternativas para evitar a supressão das árvores. A nota ainda diz que esse projeto não está concluído e que está em discussão a solução técnica para minimizar ao máximo a retirada das árvores da praça. 

O plano de macrodrenagem prevê oito intervenções na cidade para reduzir enchentes. A obra na Norte-Sul seria a terceira a ser executada. A Prefeitura não divulgou um prazo para a conclusão da revisão do projeto.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.