A campanha de vacinação contra a gripe começa em datas diferentes nas cidades da região.
Indaiatuba prevê início nesta segunda-feira, com aplicação de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, em todas as salas de vacina. Nos fins de semana e feriados, a vacinação será feita apenas na UBS 1, começando com crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos.
Pinhalzinho também inicia a vacinação nesta segunda-feira, exclusivamente no Centro de Saúde Dr. Hugo Rocha, das 7h30 às 15h30. Nos demais postos, a campanha começa no dia 7 de abril, conforme a disponibilidade de doses.
As unidades básicas de saúde de Hortolândia começam a vacinar contra a gripe já a partir desta terça-feira, no horário das 8h às 15h30. As salas das UBSs Dom Bruno, Rosolém e Santa Clara ficam abertas das 7h30 às 17h30. Já a sala da UBS Figueiras funciona das 7h30 às 18h30.
Em Tuiuti, a vacinação também começa nesta terça-feira, das 8h às 17h, no Posto de Saúde, atendendo crianças a partir de 6 meses, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas.
Itatiba também vai imunizar os moradores dos grupos prioritários a partir desta terça. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde para aplicação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Em Ipeúna, a imunização começa na quinta-feira, 3 de abril, nos dois ESFs da cidade, das 7h30 às 15h30, com foco nos grupos prioritários.
Também na quinta inicia a vacinação em Vinhedo, que vai atender apenas os grupos prioritários, das 8h às 16h.
Sumaré distribuirá as vacinas a partir da sexta-feira, 4 de abril, das 7h30 às 15h30, nas unidades de saúde do município.
A maioria das cidades, como Campinas, Limeira, Mombuca, Mogi Guaçu, Rafard e Rio das Pedras, vai seguir o calendário nacional e começa a vacinação em 7 de abril.
Algumas prefeituras ainda aguardam a chegada das doses e a nota técnica do Estado para definir o início da campanha.
A vacina é trivalente, ou seja, imuniza contra as três cepas do vírus da gripe: H1N1 e H3N2 (ambas da Influenza tipo A) e a linhagem Victoria (Influenza tipo B).
De acordo com o documento técnico, na campanha deste ano os públicos prioritários são crianças de seis meses a menos de seis anos de idade; grávidas e idosos com idade acima de 60 anos.
A meta é imunizar 90% desses três públicos.