Campinas registra segunda morte por febre amarela; vítima contraiu doença fora do Estado

Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta terça-feira a segunda morte por febre amarela na cidade em 2025. O caso é de um homem de 61 anos que esteve em área rural fora do estado de São Paulo. O bairro onde ele morava não foi informado. 

Ele apresentou sintomas em 12 de fevereiro, foi internado no dia 16 e não resistiu, com a causa confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz. Não havia registro de vacinação contra a doença. 

Este é o terceiro caso de febre amarela em residentes da cidade neste ano. O primeiro foi de um morador de Sousas, de 39 anos, que também não tinha registro de vacina e morreu em fevereiro.  

O segundo foi de um homem de 55 anos, que frequenta Sousas e se recuperou após internação na rede privada. 

Além dos casos em humanos, dois macacos encontrados mortos testaram positivo para a doença, um na região do Carlos Gomes e outro em Sousas, próximo ao Rio Atibaia.  

A presença desses animais infectados serve de alerta para a circulação do vírus, já que os primatas não transmitem a febre amarela, mas são vítimas da doença. 

A vacinação segue disponível nos centros de saúde e é essencial para prevenção. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.