As Carretas de Mamografia, do Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, vão oferecer exames gratuitos para mulheres em Limeira e Campinas.
O programa Mulheres de Peito tem o objetivo de facilitar o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama.
O exame é gratuito para mulheres entre 50 e 69 anos, que só precisam levar RG e cartão do SUS.
Já aquelas entre 35 e 49 anos e acima de 70 precisam apresentar também um pedido médico.
O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, exceto feriados.
São distribuídas até 50 senhas por dia durante a semana e 25 aos sábados, por ordem de chegada.
Caso seja identificada alguma alteração no exame, a paciente será encaminhada ao SUS para exames complementares ou tratamento.
Em 2024, as carretas registraram um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Foram mais de 34 mil exames no estado, contra 24 mil no ano passado.
Em Limeira, a carreta ficará no Parque Cidade, na Rua João Kuhl Filho, número 461, entre os dias 1º e 12 de abril. Em Campinas, estará na Estação Cultura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no mesmo período.