Ceasa celebra 50 anos com movimentação mensal de R$ 140 milhões na economia local

Ceasa Campinas
Foto: Prefeitura de Campinas

Ouça a reportagem na íntegra.

Responsável por levar comida à mesa de Campinas e cidades da região, a Central de Abastecimento da metrópole completou, nesta quinta-feira (27), 50 anos de história. A data foi celebrada com uma solenidade especial na unidade. Participaram do evento autoridades municipais, lideranças do setor, como representantes da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), além dos permissionários.

A presidente da Ceasa, Walquyria Majeveski, falou sobre a importância da Ceasa para o abastecimento de campinas e região.

Durante o evento, foi apresentado o conceito da “Ceasa do Futuro”, projeto que busca tornar a central uma referência em tecnologia e sustentabilidade para os próximos anos.

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

A Ceasa de Campinas é uma das maiores do país, sendo a 4ª maior central de abastecimento do Brasil, ficando atrás somente do Ceagesp de São Paulo, da Ceasa de Juazeiro, na Bahia, e da Ceasa do Rio de Janeiro.

A central foi fundada em 1975, para melhorar a distribuição dos alimentos, isso porque nessa época a população começou a crescer bastante, conforme a cidade foi industrializada. Em 1989 a Ceasa foi municipalizada, ou seja, passou a ser gerida pela Prefeitura de Campinas.

O mercado da Ceasa movimenta em média 54 mil toneladas de frutas, verduras e legumes todos os meses, o que gera uma receita de R$ 140 milhões mensais.

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

A celebração dos 50 anos homenageou ainda produtores, comerciantes e permissionários, que fazem parte da trajetória da central.

Um deles é o seu Horivaldo Dan, permissionário há 50 anos na Ceasa de Campinas. Ele começou vendendo bananas e hoje, além de permissionário, se tornou produtor de várias outras frutas, que fornece para grandes mercados da cidade e região.

Atualmente, além das frutas, verduras e legumes, a central conta com o mercado de flores, setor inaugurada tempos depois, em 1995.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.