Ouça a reportagem
Em meio à epidemia de dengue na região, as clínicas particulares de Campinas estão enfrentando a falta do imunizante para oferta ao público. Um levantamento realizado pela EPTV, mostra que seis estabelecimentos estão sem o imunizante e um deles reserva todo o estoque para quem já tomou a primeira dose.
Em uma das clínicas, existe uma fila de 350 pessoas esperando a vacina, mas, parte dos estabelecimentos não trabalha com esse tipo de controle por conta da quantidade e da incerteza de repor o medicamento.
Vera Ribeiro é uma das pessoas que continua procurando a vacina nas clínicas particulares. A sogra dela, Maria de Lourdes Ribeiro, de 83 anos, teve a doença e precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nas clínicas particulares os estoques estão separados para as pessoas que tomaram a primeira dose e estão esperando a segunda, que deve ser aplicada no intervalo de três meses. Na maioria dos estabelecimentos não há previsão para aplicar a primeira dose por causa dos estoques.
Luis Verri, médico pediatra, explica sobre a falta da vacina.
A vacina oferecida pelo Ministério da Saúde é aplicada apenas em crianças e adolescentes de até 14 anos. A Secretaria de Saúde de Campinas informou que há vacinas contra a dengue disponíveis em todos os 68 centros de saúde.
Não é preciso fazer agendamento para receber o imunizante, basta levar um documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação.
Com informações de Jorge Talmon/EPTV Campinas*