A Prefeitura de Americana decretou, nesta sexta-feira, situação de emergência em saúde pública em razão do cenário da dengue no município. Até agora, o município contabiliza 4.001 casos e 13 mortes.
Segundo informações da administração, o decreto publicado no Diário Oficial, estabelece medidas administrativas para intensificar o controle e combate às arboviroses. O documento abrange, ainda, medidas de combate a outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Chikungunya e Zika.
Dentre as medidas que poderão ser adotadas, estão a contratação emergencial de serviços e aquisição de insumos; admissão temporária de servidores para reforçar o atendimento, aplicação de sanções aos moradores que mantiverem focos do mosquito em casa e suspensão de férias e folgas de servidores da Saúde e de outros órgãos.
A Prefeitura de Americana informou que já desenvolve várias ações de combate à dengue. Dentre elas, mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para identificar focos do mosquito em imóveis fechados e visitas domiciliares realizadas pelos agentes.
O Decreto Municipal tem validade de 90 dias e poderá ser prorrogado caso a situação exija novas medidas.