Concessionária apresenta na Câmara novo projeto de marginais na Santos Dumont

Foto: Via Colinas/Reprodução

A criação de vias marginais na Rodovia Santos Dumont (SP-075) foi tema de discussão, nesta quarta-feira (12), em uma Comissão na Câmara Municipal de Campinas.  A obra é uma alternativa para reduzir o tráfego intenso e evitar os congestionamentos constantes na via.

A reunião foi conduzida pelo vereador Filipe Marchesi (PSB), presidente da Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário da Câmara. Além dos vereadores, participaram da reunião secretários municipais, representantes da Emdec e ainda do Grupo Via Appia, responsável pela concessionária Via Colinas.

Durante o encontro, a empresa apresentou aos parlamentares e membros do Executivo a versão atual do projeto para implantação das marginais. A apresentação mostrou pontos da rodovia, como estão hoje, e como devem ficar no futuro, após a realização das obras. O plano apresentado indica que a intervenção será feita em 10 quilômetros da rodovia.

Foto: Câmara Municipal de Campinas

Ficou definido que a Emdec realizará um estudo sobre o pontilhão que dá acesso ao Jardim das Bandeiras e ao bairro São José para implantação de um acesso no formato “mão inglesa”. O Legislativo também salientou no encontro a necessidade de recapeamento da rodovia. Os investimentos são estimados entre R$ 300 e R$ 400 milhões.

Após a apresentação, os vereadores fizeram os apontamentos de possíveis melhorias no projeto, que serão discutidos junto à empresa que administra a via.

A concessionária informou, durante a sessão, que o novo projeto de adequação já foi levado à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que agora depende da aprovação da Prefeitura de Campinas para ser liberado pela agência reguladora.

O ceo da empresa, Brendom Ramos, falou que os trabalhos só não têm prazo para início por conta dessas liberações.

A CBN questionou a Prefeitura sobre a análise do projeto e aguarda retorno.

Além de ser a principal rota dos passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto de Viracopos, a rodovia é usada por motoristas que se deslocam entre bairros de Campinas, especialmente na região do São José e Parque Oziel, e atende ainda moradores de outras cidades, como Indaiatuba.

Trecho do projeto apresentado pela concessionária. Foto: Reprodução/Youtube

Histórico do projeto

Em maio de 2018, o Governo do Estado decretou de utilidade pública uma área de aproximadamente 29 mil metros quadrados para a implantação das marginais.

Seriam pouco mais de 7 km de marginais no trecho entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, em Campinas. As obras teriam execução pela concessionária AB Colinas, que administra a via.

Na época, a Artesp chegou a informar que as obras começariam em 2017, mas o projeto nunca saiu do papel. A reportagem da CBN Campinas apurou que o impasse ocorre pois a concessionária que administra a Santos Dumont seria responsável pelos custos de desapropriação, entre os quilômetros 70 e 77. A construção, porém, não estava prevista no contrato de concessão da rodovia.

O projeto original prevê que a marginal ligue a alça de acesso para a Rodovia dos Bandeirantes à Avenida Prestes Maia, também com acessos entre bairros da região do Distrito do Ouro Verde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.