Eleitores da região podem ter título cancelado; veja como regularizar

Foto: TSE

Na região de Campinas, 93.356 eleitores podem ter o título cancelado neste ano por não comparecimento nos últimos três turnos. O número representa 3,6% dos 2,5 milhões de eleitores aptos a votar. O dado é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Campinas, que concentra o maior eleitorado, é a cidade com mais títulos sujeitos a cancelamento. Já na análise percentual, o cenário mais crítico está em Sumaré, onde 5% dos eleitores precisam regularizar a situação.

O prazo para regularizar vai até o dia 19 de maio. A medida não se aplica nos casos em que o voto era facultativo, como entre eleitores analfabetos, pessoas com menos de 18 anos ou acima de 70.

Os títulos são cancelados nas situações em que o eleitor deixa de votar e não justifica a ausência dentro do prazo estabelecido, além de não realizar os pagamentos das respectivas multas.

O cancelamento traz uma série de consequências, como tomar posse de cargo público, ter passaporte e até realizar matrícula em instituições de ensino.

Para consultar a situação, basta acessar a página de autoatendimento eleitoral ou o aplicativo e-título até o dia 19 de maio. Caso exista irregularidade, o eleitor deverá pagar as multas de R$ 3,51 para cada turno que deixou de comparecer. O pagamento pode ser feito de forma on-line ou em um cartório eleitoral, que atende de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. No caso do atendimento presencial, é necessário fazer agendamento prévio pela internet.

  • com informações do G1 Campinas
Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Suspeitos de furtarem motos de luxo são alvos de operação em Indaiatuba

Polícia Civil recupera égua que havia sido furtada do DPBEA, em Campinas

Carreta trava e interdita parcialmente a SP-101 em Monte Mor

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.