Grupo de indígenas resgatado em Pedreira volta para o Mato Grosso do Sul

Foto: Divulgação/MPT

O grupo de 35 indígenas resgatados esta semana em condições de trabalho análogas à escravidão, em Pedreira, voltaram à aldeia em que moram, em Amambaí, no Mato Grosso do Sul, na madrugada deste sábado. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), eles embarcaram em um ônibus fretado pela empresa que fez as contratações para apanhar frangos que iriam a abate.

De acordo com investigação do MPT, os indígenas eram submetidos a condições degradantes de alojamento e foram hospedados em uma casa com três dormitórios, dois vasos sanitários e um chuveiro. Além disso, eles bebiam a mesma água das galinhas e só comiam arroz. Também não havia Equipamento de Proteção Individual (EPI).

O órgão apura indícios de tráfico de pessoas no transporte dos 35 indígenas, no qual um cacique confirmou ter recebido R$ 700, mas afirmou que se tratava de ajuda comunitária. Ele será investigado.

Por meio de nota, a empresa Raposão Coletora de Aves, que contratou os indígenas, disse que jamais agiu na vontade de “causar qualquer dano aos seus trabalhadores, e as questões apontadas na investigação estavam em processo de regularização pela própria empresa”. Informou também que fará verificação interna para esclarecer o ocorrido.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.