Hospitais de Campinas seguem superlotados nesta 5ª feira

Foto: Marcos Guilherme Caetano/Imprensa HC

Passadas duas semanas desde o anúncio da superlotação nos leitos de urgência e emergência do SUS em Campinas, os hospitais da cidade continuam operando com a capacidade máxima.

Até a tarde desta quarta-feira (19), o Hospital de Clínicas da Unicamp registrava 63 pacientes internados, um número considerado como superlotação. A Unidade de Emergência Referenciada (UER) adulto do hospital possui uma capacidade física de 30 leitos.

A unidade suspendeu, por tempo indeterminado, o encaminhamento de novos pacientes de emergência adultos para a UER Adulto. Segundo a assessoria, os casos de alta gravidade são analisados individualmente para que a unidade possa aceitar o paciente.

No dia 11 de março a Unicamp solicitou aos órgãos reguladores, como a Central Estadual de Regulação de Vagas (CROSS), aos serviços de resgate das rodovias da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ao SAMU, aos bombeiros e ao grupamento Águia da PM, que não enviem mais pacientes para a emergência.  

Rede Mário Gatti

A Rede Mário Gatti, que conta com o Hospital Ouro Verde, Hospital Mário Gatti e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), apresenta uma taxa de ocupação entre 95% e 100% nesta quinta-feira (20). De acordo com a rede, essa ocupação é dinâmica e varia constantemente devido à alta rotatividade de leitos.

Apesar da superlotação, todos os pacientes são atendidos, uma vez que as unidades trabalham no sistema “porta aberta”.

Após o aumento da demanda nas últimas semanas, a Rede Mário Gatti abriu mais 14 leitos de enfermaria para adultos no Hospital Municipal Mário Gatti. Com isso, a rede passa a contar com 433 leitos destinados a crianças, adolescentes e adultos.

Na segunda-feira, a rede comunicou cinco novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Ouro Verde e 12 de enfermaria adulta no Mário Gatti. Com a ampliação, são 362 leitos para adultos – sendo 60 de UTI e 302 de enfermaria – e 71 pediátricos, dos quais 29 são de UTI e 42 de enfermaria.

Dário Saadi, prefeito de Campinas e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, afirmou, em reunião realizada nesta quinta-feira (20), que a ampliação dos leitos será o tema da próxima reunião do conselho.

Hospital Estadual de Sumaré (HES)

No Hospital Estadual de Sumaré, que é dirigido pela Unicamp, o atendimento segue normal e sem superlotação.

Hospital PUC-Campinas 

No Pronto-Socorro Adulto SUS do Hospital PUC-Campinas, a média nesta semana é de 60 pacientes internados por dia. A unidade tem capacidade instalada para 20 leitos. O número representa 260% acima da ocupação.

Encontro

Dário Saadi, prefeito de Campinas e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, afirmou, em reunião realizada nesta quinta-feira (20), que a ampliação dos leitos será o tema da próxima reunião do conselho.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Valinhos confirma três casos de morcego com raiva em 2025

Plantão de vacinação em Limeira acontece no Nova Suiça

Mutirão contra dengue em Limeira acontece na região do Pq. Abílio Pedro

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.