Louveira confirma morte de macaco por febre amarela

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da febre amarela em áreas urbanas. Foto: Arquivo/Agência Brasil

A prefeitura de Louveira confirmou a morte de um sagui por febre amarela. O animal foi encontrado no dia 26 de fevereiro em uma área de mata no bairro Arataba e, após análise laboratorial, o resultado positivo para a doença foi divulgado nesta segunda-feira. 

A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, sendo os macacos indicadores importantes da circulação do vírus na natureza.  

Eles não transmitem a doença para humanos, mas quando um primata é encontrado morto ou doente, é um sinal de alerta para as autoridades de saúde reforçarem a vacinação e o combate aos mosquitos transmissores. 

A vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente nos postos de saúde e é a forma mais eficaz de proteção. Pessoas que moram ou frequentam áreas próximas a matas devem estar imunizadas. 

Além disso, medidas como o uso de repelentes e roupas compridas ajudam na prevenção contra picadas de mosquitos. 

A Vigilância Sanitária reforça a orientação para que a população comunique qualquer caso de macacos encontrados mortos ou com comportamento estranho, pois isso auxilia no monitoramento da doença e na adoção de medidas de controle. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.