Mega operação da PF apreende veículos de luxo com quadrilha de roubo de cargas

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, de São Paulo fazem, na manhã desta segunda-feira, a Operação Hammare, que tem como alvo uma organização criminosa envolvida em roubos de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro.  

A quadrilha atuava em vários Estados do país. 

A operação cumpre 17 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.  

Também foi determinado o sequestro de bens e valores que somam R$ 70 milhões. 

As investigações começaram em 2023, após um roubo de carga e caminhão em Cajamar, e revelaram que os criminosos dividiam funções em três grupos: um especializado em roubo, outro em desmanche e um terceiro na receptação de peças e veículos. 

A quadrilha encomendava roubos conforme o tipo e modelo dos caminhões desejados. Os chefes ostentavam um estilo de vida luxuoso, com carros esportivos, lanchas e imóveis de alto padrão. 

Os mandados de prisão se concentram principalmente no estado de São Paulo, incluindo as cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Osasco, São Paulo, Jandira, Araras e Guarulhos. No Paraná, as prisões ocorrem em Maringá; em Rondônia, na cidade de Vilhena; e no Rio Grande do Sul, em Erechim. Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra pessoas jurídicas ligadas ao esquema. 

As investigações apontam que a quadrilha teve ao menos 49 crimes identificados entre 2021 e 2024, com atuação principalmente no estado de São Paulo, além de Minas Gerais. Os roubos ocorreram em cidades como São Paulo, Osasco, Guarulhos, Jundiaí, Itapecerica da Serra, Sumaré e Juquitiba. 

Quatro investigados já haviam sido presos anteriormente durante as Operações Aboiz e Cacaria, sendo dois do grupo especializado em roubos e dois do setor de receptação. 

A operação é resultado do trabalho da Polícia Federal em conjunto com o Gaeco e outras forças de segurança.  

Desde 2021, esse grupo já realizou mais de 220 prisões e desarticulou diversas quadrilhas especializadas em roubos nas rodovias brasileiras. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.