Ouça a reportagem
As ocorrências envolvendo motociclistas apresentaram aumento acima da média no Estado de São Paulo nos últimos anos. Os casos de colisão, choque e atropelamento foram 6,9% maiores em 2024, na comparação com o ano anterior. Segundo o Detran-SP, foram registrados 1.874 sinistros em 2024, enquanto no ano anterior havia 1.752 ocorrências.
Antônio Francelino, líder de equipe de mudanças, foi atropelado de moto durante uma troca de sinal. De acordo com ele, testemunhas alcançaram o causador do acidente, não voltou para prestar socorro.
Acompanhando o aumentos dos acidentes, dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicaram crescimento na frota de motocicletas em Campinas. O município encerrou 2024 com 140.050 motocicletas, alta de 3,5% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 135.205 veículos.
André Gomes Bertucci, especialista em trânsito, explica que o preço das motocicletas é um fator que contribuiu para o aumento dos acidentes.
Apesar da alta de ocorrências, o número de motociclistas que morreram em acidentes de trânsito caiu em 2024, com 66 registros. Em 2023, 80 motociclistas morreram tanto na malha urbana quanto em rodovias que cortam a cidade, segundo dados Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP).
Em 2025, dos 17 óbitos contabilizados entre janeiro e fevereiro, seis foram de ocupantes de motocicletas.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que a Polícia Civil investiga o caso de atropelamento citado nesta reportagem.
Com informações de Gustavo Biano/EPTV Campinas*