PF faz operação contra fraudes em contas da Caixa Econômica: 1 foi preso

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (19) uma operação para combater a falsificação de documentos pessoais, lavagem de dinheiro e fraudes em contas bancárias da Caixa Econômica Federal. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela Primeira Vara Federal em Campinas. O alvo foi preso no bairro Santa Cecilia, em São Paulo. Ele seria responsável por coordenar os esquemas fraudulentos.

Ainda de acordo com a corporação, este investigado está envolvido em outros onze processos criminais relacionados a estelionato.

A investigação começou a partir da comunicação de uma fraude contra um correntista da Caixa Econômica, na cidade de Indaiatuba, em maio de 2022. Na data, um indivíduo fez o uso de documento falso, passou-se pelo correntista e movimentou aproximadamente R$ 40 mil da conta da vítima.

Avançando nas investigações, a PF apurou que os responsáveis pelo crime também estariam envolvidos em, pelo menos, outros quatro casos de fraudes praticadas da mesma forma.

Em 27 de junho de 2024, a corporação cumpriu dois mandados de busca e apreensão, na cidade de Goiânia (GO), contra os suspeitos de organizar os responsáveis por usarem os documentos falsos e se passarem pelos correntistas nas agências da Caixa. No período, foram apreendidos documentos, cartões bancários, equipamentos e telefones celulares, que permitiram identificar o provável mentor das fraudes. Há indícios de envolvimento de ao menos outras sete pessoas.

Os investigados poderão responder por falsificação de documento, estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O que diz a Caixa Econômica Federal

“A Caixa informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Tais informações são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.

O banco ressalta que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. Adicionalmente, a Caixa esclarece que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.

A Caixa esclarece que aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas, e monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.