Prefeitura anuncia criação de microflorestas para reduzir calor em áreas mais quentes de Campinas

reprodução

Um projeto para a implantação de 200 microflorestas urbanas em diferentes pontos da cidade de Campinas foi apresentado pela Prefeitura nesta quarta-feira (26). Com áreas que variam entre 200 m² e 1.000 m², as microflorestas terão o objetivo de reduzir a poluição e amenizar os impactos das ondas de calor, especialmente nas regiões mais afetadas pelo aumento das temperaturas. 

A iniciativa prevê o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para regulamentar a adoção e manutenção dessas áreas por empresas e entidades. No entanto, a prefeitura já anunciou que a implementação começará nos próximos dez dias, com a primeira microfloresta sendo instalada no Balão do Laranja, no Jardim Novo Campos Elíseos. 

Além do Jardim Novo Campos Elíseos, outras regiões já foram definidas para receber as microflorestas, entre elas Barão Geraldo, Parque Ecológico, Ouro Verde e Campo Grande. 

As áreas verdes serão compostas por espécies nativas selecionadas para se adaptarem ao clima e ao solo de Campinas. Entre as árvores escolhidas estão o alecrim-de-campinas, a peroba-rosa, o jequitibá e o pau-brasil. Em alguns locais, as microflorestas poderão ser cercadas com alambrados ou gradis para garantir a proteção das mudas. 

A execução do projeto ficará a cargo da Secretaria de Serviços Públicos, com mudas fornecidas pelo Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho ou por meio de doações. Além disso, entidades da sociedade civil, associações de moradores e empresas poderão participar da implantação e manutenção das áreas verdes. 

Antes do lançamento oficial do projeto, a prefeitura testou um protótipo do plantio na rotatória em frente à Lagoa do Taquaral.  A criação das microflorestas é baseada em estudos da Secretaria do Clima (Seclimas) e da plataforma UrbVerde, que identificaram as regiões da cidade com maior vulnerabilidade ao calor. O professor de Ecologia de Florestas da Unicamp, Peter Groenendyk, explica o impacto dessas áreas verdes na regulação térmica da cidade. 

Lista de regiões com maior risco de ondas de calor em Campinas:

Campo Grande

Ouro Verde

Nova Aparecida

Barão Geraldo

Sousas

Joaquim Egídio

Vila Costa e Silva

Vila Miguel Vicente Cury

Jardim Santa Mônica,

Vila Padre Anchieta

Mudas que podem ser plantadas: alecrim-de-campinas; peroba-rosa; jequitibá; pau-brasil jatobá; guarantã; pau-óleo; ipês rosa, roxo, branco e amarelo; paineiras; quaresmeira; aldrago; cássia; embaúba; angico; pitanga; araçá; oiti; ingá; goiabeira; cereja-do-rio-grande e grumixama;

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.