O Banco Central (BC) está alertando os usuários das instituições financeiras sobre um novo golpe que utiliza o tema do ‘dinheiro esquecido’ para enganar as pessoas.
Segundo o BC, a instituição não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp. Mensagens recebidas por esses canais com links devem ser ignoradas. O alerta também vale para as propagandas clicáveis e vídeos nas redes sociais, que direcionam o usuário a sites falsos.
O serviço oficial de devolução de valores é gratuito e não há cobrança de taxa. Para consultar se há dinheiro esquecido, é preciso acessar o site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br.
Em seguida, clicar na aba ‘Consulte valores a receber’ e informar o CPF ou CNPJ, além da data de nascimento ou de abertura da empresa (no caso de pessoa jurídica).
Se houver dinheiro a receber, é necessário ter uma conta no site gov.br com nível de segurança Prata ou Ouro. Durante o processo, é preciso informar uma chave Pix para receber o valor.
No caso de pessoas que já faleceram, empresas encerradas ou usuários que não possuem chave Pix, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira para saber a documentação necessária para receber o valor.
O Banco Central esclarece que não recebe e nem analisa documentação e não aceita pedidos de valores a receber por outros meios.