Campinas confirma primeira morte por gripe em 2025; vacina está disponível

Foto: Rogério Capela/PMC

Campinas confirmou a primeira morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus da gripe neste ano. A vítima é um homem de 65 anos, que morreu no dia 28 de março. Ele tinha doenças pré-existentes, foi diagnosticado com influenza A e estava sendo atendido na rede privada. 

De janeiro até o fim de março, foram 27 casos confirmados de SRAG por gripe na cidade, com uma morte. No mesmo período do ano passado, foram 34 casos e duas mortes. Ao longo de 2024 inteiro, Campinas registrou 341 casos de SRAG, com 31 mortes. 

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe, que já está disponível nos 68 centros de saúde da cidade. Não precisa agendar. Basta apresentar um documento com foto e, se tiver, a caderneta de vacinação.  

Neste ano, a vacina protege contra os vírus da gripe A (H1N1 e H3N2) e B. Crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez precisam de duas doses, com intervalo de 30 dias. A imunização pode ser feita junto com outras vacinas do calendário. 

A campanha é voltada a grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, da educação, da segurança, caminhoneiros e pessoas em situação de rua, entre outros. Juntos, esses grupos somam cerca de 509 mil pessoas na cidade, segundo estimativa do Ministério da Saúde. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.