A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu 27,9 mil doses na primeira remessa da vacina contra a gripe e começa aplicar o imunizante na segunda-feira (7). As doses estarão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs).
Neste ano, a dose contra gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos. Com isso, a proteção para estes públicos passa a ser permanente por meio da oferta de vacinas nas unidades básicas.
Nesta fase da campanha, outros grupos prioritários também podem receber o imunizante a partir de segunda-feira. A pasta tem a expectativa de atingir 90% de cada grupo do Calendário Nacional de Vacinação:
- Idosos (60 anos ou mais)
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Pessoas com doenças crônicas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde e da educação
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Ao todo, os grupos incluem 478,2 mil pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde realizada em 2024.
Como receber o imunizante?
As salas de vacinação funcionam conforme horário de cada CS. Endereços e contatos estão disponíveis na página: https://vacina.campinas.sp.gov.br.
Não é preciso agendamento para receber a vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de um documento de identidade com foto e caderneta, se tiver.
No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.