Campinas aplicou quase 42 mil doses da vacina contra a gripe na primeira semana da campanha de vacinação, segundo balanço divulgado pela prefeitura de Campinas.
A ação começou no dia 7 de abril e, até o dia 12, foram aplicadas 41.936 doses nos centros de saúde do município.
Desse total, a maioria foi destinada a idosos, com 30.735 doses aplicadas — o que representa uma cobertura de 14%. Entre crianças de 6 meses a 5 anos, foram 1.719 vacinadas (2% de cobertura), e 563 mulheres que tiveram bebê recentemente também receberam a dose (6%).
O número representa um avanço de 51% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a cidade aplicou cerca de 27 mil doses.
É fundamental procurar um posto o quanto antes para garantir a proteção contra os vírus que circulam com mais intensidade no outono e no inverno.
A vacina oferecida este ano protege contra os vírus da gripe A (H1N1 e H3N2) e B, e pode ser aplicada junto com outras vacinas. A aplicação é feita em todos os 68 centros de saúde de Campinas. É necessário apresentar um documento com foto, e, se possível, a carteira de vacinação.
Têm direito à vacina os idosos, crianças pequenas, mulheres grávidas ou que deram à luz recentemente, pessoas com doenças crônicas, moradores em situação de rua, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, da educação, das forças de segurança, caminhoneiros, carteiros e pessoas privadas de liberdade, entre outros grupos prioritários.