A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 7.518 pessoas contra a febre amarela com a estratégia de imunização casa a casa. As doses foram aplicadas entre 5 de fevereiro e sábado, 29 de março, em áreas rurais e outros pontos estratégicos. No período, as equipes visitaram 11.133 imóveis.
Atualmente, 26 centros de saúde participam da ação, que segue nas próximas semanas. A recomendação é que todos os moradores de Campinas a partir de 9 meses, que ainda não receberam a vacina, procurem um CS para aplicação.
A vacinação é seletiva, ou seja, pessoas a partir de 5 anos que já tomaram uma dose ao longo da vida não precisam de reforço.
O alerta é reforçado para quem viaja ou frequenta áreas de risco, como zonas rurais, florestas e regiões de mata fechada. Além de Campinas, outras cidades de São Paulo e de Minas Gerais já registraram casos da doença.
A Saúde, em parceria com a Defesa Civil, usa carros de som para divulgar informações e distribui panfletos em imóveis onde os moradores não são encontrados. A ampliação da vacinação inclui crianças de 6 a 8 meses, idosos a partir de 60 anos, gestantes e lactantes de bebês com até 6 meses, que devem seguir orientações específicas.