A coleta de exames de sangue laboratoriais passará por mudança nos centros de saúde, em Campinas, a partir desta quinta-feira (17), véspera de feriado. O serviço fica suspenso até segunda-feira, dia 21, também feriado.
Na terça-feira (22) até sexta (25) e na semana seguinte, de 28 a 30 de abril, serão colhidas amostras de urgência e rotina apenas de alguns testes, como hematologia, urocultura, secreção vaginal e cultura de fezes. Já outros neste período serão colhidos apenas amostras de urgência, como cortisol, colesterol total e frações e hemoglobina glicada.
O hemograma, utilizados, entre outras coisas, para o acompanhamento da dengue, será colhido normalmente durante o período.
De acordo com a prefeitura, o restante do atendimento nos centros de saúde, como consultas e vacinas, segue normalmente.
A razão da pausa é de que o Laboratório Municipal de Campinas vai passar por modernização no parque tecnológico, com a troca do maquinário. Com isso, a unidade do SUS municipal vai ampliar a capacidade de 4 milhões para 5 milhões de exames por ano. Além disso, haverá uma redução de tempo total do processamento das amostras, que será reduzido de nove para duas horas.
Entre 5 de maio e 20 de junho as coletas serão retomadas gradativamente, de acordo com protocolo técnico necessário.
Em caso de dúvida, busque o centro de saúde de referência.